aguarrás

A aguarrás, também designada de essência de terebentina, é um óleo essencial industrial destilado do pinheiro bravo.
Obtém-se por destilação por arrastamento de vapor das resinas naturais extraídas dos pinheiros e de outras coníferas por incisões feitas na casca. O resíduo da destilação, que solidifica ao arrefecer sob a forma vítrea de cor castanha é o pez louro ou colofónia. A essência de terebentina é um líquido incolor, muito fluído, refrigerante, de cheiro e sabor próprios, volátil, inflamável, arde com chama iluminante e fuliginosa, insolúvel em água mas miscível com benzeno, clorofórmio, álcool absoluto e éter. A maior parte da essência de terebentina destila entre 154 e 170 ºC.
Os componentes fundamentais da essência de terebentina são os pinenos alfa e beta e o 3-careno, terpenos cuja maior ou menor predominância permite geralmente identificar a origem de uma dada essência de terebentina.
A aplicação mais importante da essência de terebentina é como diluente de tintas e vernizes. Usa-se também como solvente em particular de óleos e ceras, em química orgânica como matéria-prima para a síntese da cânfora e de outros terpenos, como medicamento externo, pelas suas propriedades rubefacientes, e como desinfetante e parasiticida.
Como referenciar: aguarrás in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 09:13:45]. Disponível na Internet: