Aguiar da Beira


Aspetos Geográficos
O concelho de Aguiar da Beira, do distrito da Guarda, localiza-se na Região Centro (NUT II), em Dão-Lafões (NUT III). É delimitado pelos seguintes concelhos: a norte Sernancelhe do distrito de Viseu, a leste Trancoso, a sul Penalva do Castelo do distrito de Viseu e Fornos de Algodres, e a oeste Sátão, também do distrito de Viseu. Fica a 148 km da capital do Norte, a cidade do Porto. Partilha a Serra da Lapa, de 953 metros de altitude, com o concelho de Sernancelhe do distrito de Viseu.
O concelho tem uma superfície de 206,9 km2 e é constituído por 13 freguesias: Aguiar da Beira, Carapito, Cortiçada, Coruche, Dornelas, Eirado, Forninhos, Gradiz, Pena Verde, Pinheiro, Sequeiros, Souto de Aguiar da Beira e Valverde. Em 2005, o concelho apresentava 6268 habitantes.
O natural ou habitante de Aguiar da Beira denomina-se aguiarense.
Nos últimos tempos tem-se verificado um esforço para o desenvolvimento da região, nomeadamente com construção de melhores vias de comunicação, melhores infraestruturas de saneamento básico e de equipamento coletivo.

História e Monumentos
A Vila de Aguiar da Beira já existia no séc. X, e obteve foral em 1120, dado por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques.
O Concelho de Aguiar da Beira é rico em património cultural desde as civilizações mais antigas, de que são exemplo a Anta de Carapito, um dos exemplares nacionais da época neolítica; o Castro da Gralheira, um exemplar do Calcolítico, não sendo o único da região; a ponte do Candal, na freguesia de Coruche, uma das marcas da passagem dos Romanos pelo nosso país.
Na própria Vila de Aguiar é de destacar o conjunto monumental que a simboliza: a Torre do Relógio (séc. XV), o pelourinho (séc. XVI) e a Fonte Ameada (estilo românico).

Tradições, Lendas e Curiosidades
Realiza-se uma feira em Aguiar da Beira no primeiro domingo de outubro e em Pena Verde a 20 de janeiro.
O Feriado Municipal é no dia 24 de junho.
Do artesanato típico desta região fazem parte o fabrico da queijaria artesanal, os tamancos em feitais, a cestaria em lezíria, os palhoceiros em lezíria e coruche, a arte de bem trabalhar o barro e a pedra, os trabalhos em lã, as "Mantas de Farrapos", as rendas e os bordados, a tamancaria, a latoaria, as ferragens e os arreios para os cavalos.

Economia
A economia deste concelho assenta essencialmente nas atividades ligadas à agricultura - a maçã e a castanha são os principais produtos - e à produção de queijo, fator importante para a economia do concelho.
As Termas da Cavaca situadas na freguesia da Cortiçada atraem visitantes à região devido às suas águas mineromedicinais, que ajudam no tratamento do reumatismo e de dermatoses.
Como referenciar: Aguiar da Beira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 04:51:04]. Disponível na Internet: