Al Gore

Político e ativista ambiental norte-americano, Albert Arnold Gore Jr. nasceu a 31 de março de 1948, em Washington, na altura em que o seu pai estava no décimo ano na Câmara dos Representantes. Passou a juventude no Tennessee e, após se ter licenciado em Harvard, em 1969, viajou para o Vietname onde, apesar de ter contestado a guerra, trabalhou durante cinco meses como repórter militar.
Foi membro da Câmara dos Representantes de 1976 a 1984 e do Senado de 1984 a 1992. Nesse ano foi eleito para a vice-presidência dos EUA, com Bill Clinton como presidente. Ambos foram reeleitos em 1996. Em 2000 candidatou-se às eleições presidenciais mas perdeu para George W. Bush.
As suas mais conhecidas preocupações são a defesa do ambiente e o desarmamento. Em 2006, Davis Guggenheim realizou o documentário ambientalista An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), que se revelou um êxito no Festival de Cinema de Sundance e, para alguns críticos, uma referência no género. Neste filme, o espectador acompanha o esforço e a luta de Al Gore, a quem cabe o papel principal, para travar o aquecimento global e alertar para o problema, sensibilizando a comunidade mundial e evitando tratar a questão como se de política se tratasse, mas antes considerando-a como um desafio para a Humanidade. An Inconvenient Truth viria, aliás, a ganhar os Óscares de Melhor Documentário e Melhor Canção Original na noite de atribuição destes galardões, em 2007. Nesse mesmo ano, foi galardoado, juntamente com o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), com o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços empreendidos na luta pela preservação do meio ambiente e contra o aquecimento global.

Como referenciar: Al Gore in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 23:06:37]. Disponível na Internet:
OUTROS ARTIGOS