Alain Touraine

Sociólogo francês, nascido em 1925, desenvolveu o seu trabalho de investigação no Centre National de la Recherche Scientifique. A partir de 1966 é professor da Faculdade de Letras e de Ciências Humanas da Universidade de Paris-Nanterre. Vai debruçar-se sobre a sociologia industrial, ultrapassando as conceções tradicionais que dominavam esta área de investigação.
Na sua opinião, na sociedade contemporânea a questão do trabalho ultrapassa a dicotomia, o conflito empresários/trabalhadores assalariados. As variáveis tecnológicas, burocráticas e políticas afetam os trabalhadores, considerando que a questão do trabalho tem de ter em conta todo um contexto social, uma "praxis". Caberia à sociologia mais do que dar respostas, colocar questões. De entre as suas obras destaca-se: Sociologie de l'action, La sociologie post-industrielle e Pour la sociologie.
Como referenciar: Alain Touraine in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-27 19:12:53]. Disponível na Internet: