Alan Hollinghurst

Escritor, jornalista e crítico literário britânico nascido em 1954, em Stroud, Gloucestershire, na Inglaterra. Fez os estudos na Universidade de Magdalen, em Oxford, e, em 1982, ingressou no suplemento literário do jornal Times, onde se manteve ao longo de treze anos, até 1995.
Entretanto, em 1988, Hollinghurst havia lançado o seu primeiro romance, The Swimming-Pool Library, que teve bastante sucesso. Esta obra descreve a vida da comunidade homossexual de Londres no início da década de 80 através da história do envolvimento do jovem aristocrata William Beckwith com o mais velho Lord Nantwich.
Para além da escrita, dedicou-se à tradução, tendo completado a tradução da peça de teatro de Racine Bajazet, que foi levada à cena nesse mesmo ano. Três anos mais tarde, a revista literária inglesa Granta incluiu Hollinghurst no grupo dos melhores jovens romancistas ingleses e, em 1994, o seu romance The Folding Star foi um dos candidatos ao Booker Prize, um dos mais conceituados prémios literários do mundo, para além de ter proporcionado ao escritor vencer o James Tait Black Memorial Prize. Nessa obra o autor volta a abordar a temática da homossexualidade. O narrador, Edward Manners, um inglês residente na Bélgica, tem uma paixão obsessiva por um seu aluno particular, um rapaz de 17 anos.
Em 1998 lançou o romance Spell, uma comédia sobre a comunidade homossexual recheada de relações que se cruzam entre si. Um arquiteto bissexual na casa dos 40 anos tem por amante um alcoólico, cujo ex-namorado, um operário da construção civil, se apaixona pelo filho do arquiteto. A ação decorre entre as zonas rupestres de Inglaterra e Londres, onde o autor mostra a vida noturna e o mundo das drogas, nomeadamente da ecstasy.
Para além do já mencionado The Folding Star, outro livro seu, intitulado The Line of Beauty, integrou também a lista de favoritos à vitória no Booker Prize.
As obras de Hollinghurst mostram aos leitores o mundo gay da atualidade, embora sejam dirigidas diretamente a todos os tipos de públicos.
Como referenciar: Alan Hollinghurst in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 10:55:15]. Disponível na Internet: