Alberto João Jardim

O político social-democrata Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim nasceu em 1943, no Funchal.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi jornalista na Voz da Madeira e, mais tarde, diretor do Jornal da Madeira. Ainda hoje escreve regularmente para os jornais. Antigo membro da Comissão Administrativa da Cooperativa Agrícola do Funchal, fez parte dos corpos gerentes de várias instituições filantrópicas.
Tendo sido um dos fundadores do Partido Social Democrata (PSD) na Madeira, ocupou desde sempre o cargo de presidente da sua Comissão Política Regional, sendo também atualmente vice-presidente da Comissão Política Nacional. Em 1978 tornou-se o presidente do Governo Regional da Madeira, sendo reeleito para mandatos sucessivos. Entre 1987 e 1996 foi presidente das Conferências das Regiões Periféricas da União Europeia, da qual ficou a ser Presidente Honorário.
Membro do Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional, da Conferência dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, e sócio honorário de várias instituições, foi galardoado com diversas distinções nacionais, destacando-se entre elas a Ordem do Infante D. Henrique, atribuída em 1984.
Como referenciar: Alberto João Jardim in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-01 10:19:58]. Disponível na Internet: