Alberto Sampaio

Notável escritor e historiador português, Alberto Sampaio nasceu no ano de 1841, na cidade de Guimarães, e morreu em 1908, em Vila Nova de Famalicão.
Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Amigo íntimo de Antero de Quental, fez depois viagens na sua companhia, acabando por conhecer inúmeros países.
Como historiador, Alberto Sampaio estudou a fundo as civilizações primitivas do noroeste de Portugal, assim como também diversos aspetos da economia do país. Colaborou em importantes jornais e revistas da época. Nos seus escritos revelou, por um lado, o seu vasto saber de historiador e, por outro, todos os conhecimentos que adquiriu nas suas múltiplas viagens.
A obra Estudos Históricos e Económicos, uma coletânea de investigações, constitui o contributo mais importante deste erudito para o conhecimento da realidade histórico-social dos últimos séculos.
Como referenciar: Alberto Sampaio in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-09 09:17:25]. Disponível na Internet: