Alcântara Machado

Escritor e jornalista brasileiro, António Castilho de Alcântara Machado de Oliveira nasceu a 25 de maio de 1901, em São Paulo, no Brasil.
Membro de uma família de advogados e escritores, Alcântara Machado formou-se, em 1923, na Faculdade de Direito, em São Paulo. Começou o seu trabalho como jornalista em 1920, publicando um artigo de crítica literária sobre a obra Vultos e Livros de Artur Mota e, em 1924, foi designado redator-chefe do Jornal do Comércio de São Paulo. Colaborou ainda nas revistas Terra Roxa e Outras Terras, Revista de Antropofagia e Revista Nova, que lhe permitiram difundir ideias do movimento modernista. Contactou com vários escritores e artistas do Modernismo (da 1.ª Geração), como Mário de Andrade, Oswaldo de Andrade, Tarsila do Amaral, Sérgio Milliet e Paulo Prado.
Em 1925, viajou pela Europa, passando por Lisboa, Paris, Londres, Itália e Espanha. Dessa viagem resultou o seu primeiro livro Pathé-Baby (1926). Um ano depois, publicou Brás, Bexiga e Barra Funda, uma obra de pequenos contos que se distinguiu no movimento modernista. Em 1928, publicou Laranja da China e foram publicados postumamente os livros Mana Maria (1936) e Cavaquinho e Saxofone (1940). Com uma linguagem concisa e curta, que incute certo dinamismo à narração, a obra do escritor, que aborda o mundo dos imigrantes e da sua integração, sobretudo o dos italianos, é um dos exemplares de prosa urbana da qual o Modernismo era apologista. Em 1929, recebeu um prémio da Sociedade Capistrano de Abreu pela monografia Anchieta na Capitania de S. Vicente.
Ingressando na política, Alcântara Machado foi eleito, em 1934, deputado federal por São Paulo pelo Partido Constitucionalista liderado por Armando Salles de Oliveira, mas não chegou a empossar, pois a 14 de abril de 1935, em consequência de complicações após uma cirurgia ao apêndice, Alcântara Machado faleceu no Rio de Janeiro.
Como referenciar: Alcântara Machado in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-21 09:53:25]. Disponível na Internet: