aldeído fosfoglicérico

Os aldeídos são compostos químicos obtidos a partir de um álcool por perda de dois átomos de hidrogénio. O ácido fosfoglicérico é um intermediário do ciclo de Calvin na fotossíntese. Foi identificado por Calvin como o primeiro produto da fotossíntese. É um ácido contendo três átomos de carbono. O ácido fosfoglicérico resulta da fixação pela ribulose difosfato, um açúcar com cinco átomos de carbono, de um átomo de dióxido de carbono em presença da ribulose carboxilase.
A ribulose difosfato (ribulose com dois grupos fosfato) é o aceitador do dióxido de carbono. A fixação do dióxido de carbono é denominada carboxilação e implica a presença de uma enzima, a carboxilase. O produto formado com seis átomos de carbono é muito instável e origina imediatamente duas moléculas de ácido fosfoglicérico. O ácido fosfoglicérico é então reduzido pelo NADPH em aldeído fosfoglicérico (abreviadamente PGAL). O aldeído fosfoglicérico é utilizado pela célula para a formação de açúcares, lípidos, aminoácidos, ácidos nucleicos e basicamente tudo o que a célula necessita.
Como referenciar: aldeído fosfoglicérico in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-01 00:54:31]. Disponível na Internet: