aleitamento materno

Não existe melhor alimento para o recém-nascido de um mamífero que o leite produzido pela sua própria mãe, ou seja, o leite materno. A prolactina é uma hormona produzida pela hipófise que, após o parto, estimula a produção de leite através das glândulas mamárias. No processo da amamentação, é a sucção do mamilo, por parte do bebé, que mantém os níveis de prolactina elevados permitindo a contínua produção de leite.
Nos primeiros dias o líquido produzido tem o nome de colostro, é de cor amarelada e é muito rico em anticorpos maternos que vão ajudar o bebé na proteção contra alergias e infeções. O leite materno tem os nutrientes necessários e na quantidade suficiente para que o bebé se desenvolva harmoniosamente, sendo somente necessário fornecer água durante o período exclusivo de amamentação. O leite materno tem ainda a vantagem de ser económico, de estar sempre a uma temperatura agradável para o bebé e de ser de fácil digestão. A relação afetiva mãe/filho fortalece-se à custa destes momentos íntimos e ternos que devem ocorrer em ambiente agradável e calmo.
O aleitamento materno deve começar nas primeiras horas a seguir ao parto e deve ser a alimentação exclusiva do bebé até aos quatro a seis meses de vida. O bebé deve mamar de ambas as mamas, iniciando sempre cada mamada pela última mama da refeição anterior. Para a mãe, o aleitamento materno é também proveitoso, pois amamentar participa para a redução do risco de contrair doenças como o cancro da mama e garante que mais rápida e eficazmente possa adquirir a forma física que tinha antes de engravidar.
Uma parte dos quilogramas que a mulher engorda durante a gravidez tem como finalidade contribuir para superar as necessidades nutritivas durante a amamentação. Neste período a mãe deve ter uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais para que o leite forneça ao bebé os nutrientes necessários sem prejudicar a mãe. A alimentação deve ser variada e equilibrada, rica em produtos lácteos e água. Deve evitar alimentos que possam alterar o sabor do leite, como alho, cebola ou alimentos picantes. Não deve consumir bebidas alcoólicas, não deve fumar nem consumir quaisquer drogas e o uso de medicamentos deve ter a autorização do médico.
Como referenciar: aleitamento materno in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 17:34:22]. Disponível na Internet: