Alexander Payne

Realizador e argumentista norte-americano, de seu nome verdadeiro Alexander Papadopoulos, nasceu a 10 de fevereiro de 1961, em Omaha, Nebraska. Possui ascendência grega - daí o nome de família Papadopoulos, que mais tarde foi mudado para Payne. Formado em História e Literatura Espanhola pela Universidade de Stanford, Payne fez também o curso de Artes de Teatro na Escola de Cinema da UCLA, em 1990. Em 1991, apresentou no Festival de Cinema Independente de Sundance a curta-metragem de fim do curso The Passion of Martin. No ano seguinte, realizou o segmento My Secret Moments do filme Inside Out, sobre o amor e as relações amorosas.
Quatro anos depois, em 1996, obteve sucesso e reconhecimento da crítica ao realizar Citizen Ruth, uma comédia dramática protagonizada por Laura Dern que conta a história de uma toxicodependente, Ruth Stoops, que fica grávida. Trata-se de um olhar um pouco satírico sobre a questão do aborto. Mais tarde, em 1999, escreveu a meias com Jim Taylor o argumento de Election (Eleições), que ele próprio realizou e que é protagonizado por Matthew Broderick e Reese Whiterspoon. Trata-se de uma comédia negra que satiriza a política norte-americana e a cultura estudantil. O filme foi recebido entusiasticamente pela crítica e Payne recebeu, juntamente com Jim Taylor, o prémio de melhor argumento da Associação de Argumentistas Americanos, o prémio do Film Critics Circle de Nova Iorque, bem como a nomeação para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Payne recebeu ainda o prémio Independent Spirit para Melhor Filme e Melhor Realizador. Em 2001, escreveu o argumento de Jurassic Park III (Parque Jurássico 3), realizado por Joe Johnston.
Seguiu-se About Schmidt (As Confissões de Schmidt, 2002), cujo argumento, redigido novamente em parceria com Jim Taylor, foi baseado no romance de Louis Begley. Trata-se de uma comédia dramática sobre Warren R. Schmidt, papel brilhantemente interpretado por Jack Nicholson, um homem na casa dos 60 anos que se reforma e que fica com tempo para pensar na sua vida e na forma como a pode ter desperdiçado. O filme ganhou o Globo de Ouro para o Melhor Argumento e teve grande sucesso junto do público.
Em 2004, juntamente com Jim Taylor, ganhou o tão desejado Óscar para Melhor Argumento Adaptado por Sideways, tendo sido também nomeado para o Óscar de Melhor Realizador. Recebeu ainda o Globo de Ouro para Melhor Argumento e Melhor Filme na categoria de comédia. Trata-se da história sobre uma viagem à rota de vinhos na Califórnia, encetada por dois velhos amigos: Jack, interpretado por Thomas Hayden Church, que faz a última viagem antes de se casar; e Miles, papel interpretado por Paul Giamatti, um escritor recém-divorciado.
Como referenciar: Alexander Payne in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 00:28:37]. Disponível na Internet: