Alexandre de Hales

Alexandre de Hales nasceu em 1170, em Hales (hoje Owen), Inglaterra, e morreu a 25 de agosto de 1245, em Paris. Filósofo e teólogo franciscano, era cognominado Doctor Irrefragabilis. Foi professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Paris, sendo considerado como um dos grandes mestres e estruturadores da escolástica medieval.
Estudou em Paris desde 1215, onde foi promovido ao grau de mestre em Artes e em Teologia, em 1221.
Em 1224 toma parte do Concílio de Lião. Desempenhou um papel de grande relevo na solução da crise universitária que durou de 1229 a 1231. Entre 1231 e 1232 foi cónego de Lichfield e arcediago de Coventry, em Inglaterra. Em 1233 retoma a atividade de docente e volta a França onde ensina na Faculdade de Teologia de Paris.
Mais tarde, no ano de 1235, é enviado por Henrique III de Inglaterra, com o cargo de embaixador, a Luís IX de França, para negociar uma trégua de paz, que foi concluída no início de 1236.
Nessa altura toma o hábito franciscano e na qualidade de regente do Studium, que a sua Ordem possuía em Paris, funda a primeira escola franciscana dessa cidade. E deu a esta escola uma orientação predominantemente agostiniana.
A tese de que o pecado constitui simplesmente a razão da possibilidade da encarnação mas não o seu fim último, que seria propriamente a divinização do ser humano, tinha-se tornado praticamente doutrina comum entre os teólogos do século XIII, entre os quais se destacam o dominicano Alberto Magno e o franciscano Alexandre de Hales.
Hales revela-se um profundo metafísico que tem como objetivo primordial a crença profunda na existência do ser uno, ou seja, a substância primeira de que depende tudo o resto. Segundo Alexandre de Hales, todas as substâncias, quer sejam físicas ou mesmo espirituais, são compostas de matéria e de forma e Deus é a origem e a causa última e exemplar de tudo quanto existe no Mundo.

Como referenciar: Alexandre de Hales in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-25 20:33:18]. Disponível na Internet: