alface

Designação comum de plantas herbáceas ou lenhosas da família das Asteráceas e do género Lactuca.
As espécies do género Lactuca são plantas anuais ou vivazes, geralmente com um único caule ramificado. As folhas podem ser alternas ou arrosetadas, sem recorte ou com recorte profundo (penatipartidas). As flores encontram-se associadas em capítulos, dispostos em espigas ou cachos. O gineceu é bicarpelar, com ovário ínfero e unilocular. O fruto é uma cipsela alongada, rostrada.
A alface-brava-maior, Lactuca virosa, também conhecida por alface-brava e alface-virosa, é uma planta anual ou bienal, com caule ereto e ramificado que pode atingir os duzentos centímetros. As suas folhas são sinuado-dentadas ou roncinado-penatifendidas, oblongas ou obovalas. As flores estão associadas em capítulos, dispostos em cachos compridos do tipo panícula, e possuem lígulas amarelo-pálidas. A floração ocorre, normalmente entre junho e setembro.
As cipselas são anegradas.
A Lactuca virosa produz látex que pode ser utilizado como sedativo.
A Lactuca virosa encontra-se em todo o Portugal, em terrenos secos, pedregosos ou arenosos.
A alface Lactuca sativa, também conhecida vulgarmente por alface-hortense, é uma planta bienal ou anual. Possui folhas basilares densas, oblongas ou obovalas, inteiras ou denticuladas. As flores possuem corola ligulada amarelo-clara.
Esta espécie é cultivada como planta hortícola.
Outros exemplos de alface são a Lactuca canadensis (alface-do-Canadã), a Lactuca indica (alface-da-Índia), a Lactuca serriola (alface-brava ou alface-brava-menor) e a Lactuca tatarica (alface-azul).
Como referenciar: Porto Editora – alface na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-19 06:09:04]. Disponível em