Alfred Adler

Médico e discípulo de Freud, Alfred Adler nasceu em 1870, na capital austríaca, e frequentou o curso de Medicina na Universidade de Viena, tendo concluído a sua licenciatura em 1895. Terminados os estudos, começou a trabalhar no hospital desta cidade e especializou-se em Oftalmologia. Em 1902, é convidado por Freud para participar nas conferências que se realizavam semanalmente sobre psicanálise. Adler aceita o convite e, posteriormente, decide dedicar-se inteiramente ao estudo dos problemas psíquicos e neurológicos. Em 1908 participa no 1.o congresso de Psicanálise em Salzburgo e dois anos mais tarde é indicado pelo próprio Freud para ser Presidente da Associação Psicanalítica Vienense, cargo que acaba por recusar.
Adler não concordava em absoluto com as ideias freudianas em diversos aspetos, nomeadamente na importância que Freud conferia às pulsões sexuais na origem das neuroses. Estas divergências tornaram-se mais evidentes a partir de 1907, data em que Adler publica o seu Estudo sobre a Compensação Psíquica do Estado da Inferioridade dos Órgãos. Para Adler, toda a humanidade partilhava um sentimento de inferioridade que levava os indivíduos a procurar obter formas de compensar essa deficiência. Dito de outra forma, Adler explicava as neuroses, os problemas psíquicos e, de uma maneira geral, a própria personalidade através de um complexo de inferioridade que resultaria da experiência infantil de dependência bem como de uma inferioridade orgânica. Estas e outras discordâncias levaram Adler a separar-se do movimento psicanalítico iniciado por Freud e a fundar, conjuntamente com outros sete discípulos, a Sociedade para a Psicanálise Livre que mais tarde se viria a chamar Sociedade de Psicologia Individual.
Apesar de diversos autores psicanalíticos o terem criticado, apelidando as suas conceções de demasiadamente redutoras e simplistas, Adler prosseguiu a sua carreira, obtendo uma enorme notoriedade. No final dos anos 20 realizou diversos cursos de psicologia médica na Universidade de Columbia e em 1932 foi nomeado professor do Long Island Medical College, nos Estados Unidos da América. Morreu em 1937, na cidade de Aberdeen, Escócia, vítima de um ataque de coração.
Como referenciar: Alfred Adler in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-19 06:09:35]. Disponível na Internet: