Artigos de apoio

alheira
A alheira, prato tipo português, é um enchido fumado que tem por principais ingredientes a carne e a gordura de porco, aos quais se juntam carne de aves, pão de trigo, azeite, banha, sal, alho e colorau, doce ou picante. Também podem ser utilizados ingredientes como carne de caça ou de vaca e salpicão e presunto envelhecidos.
A alheira tem a forma de uma ferradura e é cilíndrica. O interior é constituído por uma pasta onde é possível distinguir pedaços de carne desfiada. Esta pasta é envolvida por um invólucro feito de tripa de vaca ou de porco. As extremidades são atadas com fio de algodão. A alheira é de cor alaranjada e o seu comprimento varia entre 20 a 25 centímetros, enquanto o diâmetro tem entre dois a três centímetros. Relativamente ao peso, a alheira tem entre 150 a 200 gramas.
Por norma, a alheira é frita (em azeite ou em seco, uma vez que já possui gordura), assada ou estufada depois de envolvida em couve lombarda.
Apesar das alheiras mais famosas serem as de Mirandela, são típicas de toda a região de Trás-os-Montes e da região da Beira Alta.
O prato de alheira foi criado pelos judeus, como uma forma de fugir à Inquisição. Havia uma grande comunidade judaica em Trás-os-Montes nos finais do século XV princípios do século XVI, oriunda de Castela, de onde os judeus haviam sido expulsos em 1492. Como os judeus por imperativos religiosos não comem carne de porco, eram facilmente identificáveis pelos elementos da Inquisição, pois eram os únicos que não faziam nem defumavam enchidos à base de carne de porco. Estes eram bastante populares na época, pelo que facilmente se percebia que quem não incluía enchidos na alimentação só podia ser judeu. Assim, para disfarçar, os judeus começaram a fazer enchidos com carnes de vitela, coelho, peru, pato, galinha e perdiz, envolvidos em massa de pão para dar consistência, que se tornariam bastante populares, mesmo entre os cristãos. Acabaram por ser estes a introduzir carne de porco, assim como o alho, condimento que viria a estar na origem do nome alheira.
Como referenciar: alheira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-25 11:48:29]. Disponível na Internet: