aliasing e anti-aliasing

Num computador, o aliasing é o aparecimento de um certo recorte eletrónico numa imagem, que, visualmente, se assemelha com um serrilhado (jaggies). Estas imperfeições surgem na representação de algumas linhas ou partes mais esfumadas da imagem. Devem-se, normalmente, à falta de resolução do ficheiro ou de um qualquer periférico do computador (como, por exemplo, a impressora).
Existem algumas técnicas para minimizar estes defeitos. É o caso do anti-aliasing, também conhecido como oversampling, e que atua rodeando os pontos em falha com sombras intermédias de cinzento ou de cor. Embora esta técnica consiga reduzir o efeito serrilhado nas linhas, torna-as, na maior parte das vezes, algo confusas. O smoothing é outro método de redução dos jaggies, em que, por exemplo, uma impressora muda o tamanho e o alinhamento horizontal dos DPI para atenuar o efeito.
No som digital, o aliasing é uma distorção estática resultante da digitalização abaixo dos 40 kilohertz (kHz).

Como referenciar: aliasing e anti-aliasing in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-23 17:10:03]. Disponível na Internet: