Alice Cooper
O primeiro álbum, "Pretties for You", surgiu um ano mais tarde, seguido de "Easy Action" (1970), ambos sem expressão comercial. Aos poucos, a reputação do grupo parecia diminuir no círculo de Los Angeles, pelo que os Alice Cooper decidem regressar A Detroit, terra natal de Furnier. Durante esse ano, a banda apurou o sentido bizarro das suas atuações e o contrato de gravação foi transferido para a principal distribuidora da Straight Records, a Warner. Ligados a uma major, os Alice Cooper começaram as gravações do terceiro registo de estúdio na companhia do produtor Bob Ezrin. Foi com esse engenheiro de som que os Alice Cooper desenvolveram o sentido clássico do seu rock pesado. "Love It to Death" (1971) incluía o primeiro single a chegar às tabelas de vendas ("Eighteen"). O álbum haveria de tornar-se disco de ouro e atingiria o número 35 dos tops americanos. Com essa semente de sucesso, o grupo criou um conceito de atuação ainda mais chocante e elaborado, o que viria a tornar a referência Alice Cooper muito popular em solo americano e também em certos nichos do Reino Unido. "Killer", lançado no final de 1971, também foi disco de ouro.
A definitiva afirmação comercial dos Alice Cooper aconteceu com "School's Out" (1972), uma entrada direta para o segundo lugar das tabelas de vendas de álbuns nos EUA e que venderia mais de um milhão de cópias. O single que dava nome ao longa duração mereceu um sucesso estrondoso tanto em terras americanas como no Reino Unido. "Billion Dollar Babies" (1972) seria o registo mais bem sucedido da banda, atingindo os primeiros lugares das tabelas inglesas e americanas. O seu sucessor, "Muscle of Love" (1973), ficou bastante aquém deste êxito e viria a ser o requiem da banda. Depois desse álbum, Furnier e os restantes membros dos Alice Cooper seguiram caminhos separados. Furnier mudou oficialmente o seu nome para Alice Cooper e embarcou numa carreira individual igualmente teatralizada e chocante. Os restantes elementos da extinta banda, agora sob a designação de Billion Dollar Babies, gravaram um disco sem reconhecimento.
Para o seu primeiro registo a solo, Furnier, agora Alice Cooper, contratou a banda de suporte de Lou Reed (com ele tinham gravado "Rock'N'Roll Animal"). Eram: Dick Wagner e Steve Hunter (guitarras), Prakash John (baixo), Joseph Chrowski (teclas) e Penti Glan (bateria). "Welcome to My Nightmare" (1975) não se distinguia vincadamente dos trabalhos anteriores, mas conseguiu marcas comerciais assinaláveis nos EUA, muito graças à balada acústica "Only Women Bleed". O êxito individual de Alice Cooper pôs um ponto final nas hipóteses de a banda original se reagrupar. "Alice Cooper Goes to Hell" chegou às lojas no ano seguinte e foi a disco de ouro. A partir daqui, a carreira de Cooper resvala perigosamente, especialmente por culpa do alcoolismo do músico. Cooper encetou um programa de reabilitação em 1978 e escreveu um álbum a propósito desse episódio. "From the Inside" (1978) foi escrito na companhia do letrista de Elton John, Bernie Taupin. Durante a década de 80, Alice Cooper continuou a gravar e a atuar mas a sua popularidade estava consideravelmente diminuída. O seu renascimento comercial aconteceria no final dos anos 80, por força da sua participação em filmes de terror e das sucessivas homenagens de novas bandas ao seu legado rock. Se "Constrictor" (1986) já mostrou sinais de retoma de Cooper, "Trash" (1989) marcou o seu regresso à ribalta. Produzido pelo reconhecido Desmond Child, o álbum tinha alguns convidados de eleição: Jon Bon Jovi, Richie Sambora e os Aerosmith. "Poison" tornou-se o primeiro single de Cooper a atingir o top ten americano desde 1977. Todavia, as edições seguintes não se provaram capazes de segurar o público que Cooper conseguira recuperar com "Trash". "Hey Stoopid" (1991) e "The Last Temptation" (1994) foram bem vistos pela crítica e ajudaram à consolidação de uma confortável imagem de culto de que Cooper podia gabar-se por essa altura. Em 2003, o músico lançou "The Eyes of Alice Cooper", numa altura em que estava um pouco afastado das luzes da ribalta, como resultado da ascensão generalizada do movimento nu-metal.