alpinismo

O alpinismo tem a mesma origem da escalada e do montanhismo. No entanto, tal como a escalada que tem técnicas semelhantes no uso das cordas e de outros materiais, atingiu níveis de especificidade (em termos de materiais e técnicas) mais significativos do que o montanhismo.
O alpinismo é, sem dúvida, a vertente mais exigente em termos de conhecimentos (meteorologia, orientação, primeiros socorros), materiais a utilizar, tempo de atividade e melhor condição física. O alpinismo é das poucas atividades humanas desenvolvidas frequentemente num meio totalmente hostil e até prejudicial (altitudes acima dos 6000m). Devido a uma série de condicionantes ambientais (pressão atmosférica, rarefação do ar, baixas temperaturas) o homem atinge muitas vezes o limite das suas capacidades, que são consideradas como normais por fisiologistas do esforço.
Se por um lado o alpinismo é uma atividade de sacrifício e de grande desgaste, por outro, é uma atividade que proporciona o privilégio de contactar com um meio de proporções magníficas e com belezas que têm tanto de constrangedor como de aliciante. Desta forma se explica que todas as montanhas tenham sido alvo do desejo de conquista por parte do homem.
Será importante referir que hoje em dia dentro do alpinismo podemos identificar dois grandes grupo de atividade, a escalada em gelo e as ascensões em montanha. A escalada em gelo é hoje praticada apenas com o objetivo de desfrutar do prazer da escalada sem pretensões de atingir cumes de montanhas. As ascensões têm como único propósito a conquista de montanhas, que culminam na chegada dos alpinistas ao topo. No alpinismo, assume também grande relevância, a qualidade do material e a sua adequação às condições que se encontram no terreno. Assim, é fundamental, para que o alpinista consiga sobreviver, possuir um conjunto de apetrechos que tornem a vida possível num ambiente tão hostil: botas de neve, saco cama, tenda de alta-montanha, impermeável, casaco de penas, luvas, óculos de glaciar, cordas, mini-fogão, etc.
Como referenciar: alpinismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 09:34:13]. Disponível na Internet: