alpino

Semelhante ou com características de montanha elevada ou cadeia de montanhas denominadas Alpes.
Designa também os glaciares que se formam nas regiões de grande altitude das zonas temperadas. Denominam-se de tipo alpino ou de vale. Nestes glaciares a neve acumula-se em bacias de receção ou circos. Estas depressões de terreno recebem não só a neve que nelas cai diretamente, mas, também, aquela que, lentamente ou em avalanches, provém dos altos cumes. Quando a pressão exercida pelo peso das camadas de neve é suficiente para determinar a fusão das camadas inferiores, constitui-se uma língua glaciária que se desloca sobre a encosta, só se detendo quando a temperatura e a pressão não permitem a existência de água no estado sólido.
Além disso, designa a orogenia que se iniciou na Era Mesozoica e se prolongou pela Era Cenozoica. Na América, no final do Cretácico e princípios do Eoceno, originou as cadeias montanhosas do Pacífico (Montanhas Rochosas e Andes). Na Eurásia, o enrugamento "alpino" originou as cordilheiras circum-mediterrânicas (Alpes, Apeninos, Pirenéus, Cárpatos, Montes Dinários, da Anatólia e do Cáucaso). Os Himalaias iniciaram o seu levantamento nesta época.
Como referenciar: alpino in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-17 00:03:15]. Disponível na Internet: