ameixeira

Designação comum de plantas arbóreas da família das Rosáceas e do género Prunus.
As plantas da espécie Prunus domestica são árvores inermes, com ramos geralmente pubescentes, que podem atingir os 10 metros de altura. O ritizoma é acastanhado. As folhas são caducas, pecioladas, simples, alternas, elípticas a abobadas, grandes, dentado-serradas, pubescentes a subglabras na página inferior, glabras na página superior.
A floração, de março a maio, ocorre, geralmente, em simultâneo com o aparecimento das folhas. As flores são solitárias ou geminadas, de cor esbranquiçada ou, ocasionalmente, esverdeada, com hipanto campanulado e pubescente no exterior. O fruto é uma drupa ovoide ou oblonga, vermelha, púrpura, verde ou amarela, com endocarpo achatado e rugoso.
A variedade Prunus domestica domestica é comummente designada por ameixeira, ameixieira ou ameixoeira, enquanto que a variedade Prunus domestica insititia é vulgarmente denominada abrunheiro-manso.
A ameixeira é cultivada pelos seus frutos, as ameixas.
Esta espécie, já cultivada há muito tempo, não é conhecida no estado espontâneo. É muito provavelmente um híbrido derivado do Prunus spinosa (abrunheiro-bravo) e do Prunus cerasifera (ameixeira-de-jardim ou mirabolano), que crescem conjuntamente na Ásia Ocidental e no Sudeste Europeu.
O termo ameixeira, ameixieira ou ameixoeira, também é aplicado às espécies: Ximenia americana (Ameixeira-do-Brasil), da família das Olacáceas, Eugenia uniflora (ameixeira-do-Pará) e a Prunus salicina (ameixeira-do-Japão).
Como referenciar: ameixeira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 10:59:15]. Disponível na Internet: