América do Norte

Abrange uma área de 23 500 000 km2 e engloba o Canadá, os EUA, o México e a Gronelândia. Estende-se por mais de 8000 km de largura, do Alasca à Terra Nova, e por mais de 6500 km de comprimento, do oceano Ártico ao golfo do México. Como consequência da sua extensão em latitude, a América do Norte apresenta uma grande variedade de climas: nas regiões mais a norte prevalecem os climas frios; nas latitudes médias, predominam os climas temperados, continental e marítimo; nas regiões mais a sul, encontram-se climas subtropicais e tropicais. O continente da América do Norte encontra-se limitado pelo oceano Pacífico, a oeste; pelo oceano Ártico, a norte; pelo oceano Atlântico, a leste; pelo Golfo do México, a sudeste; e pelo istmo de Tehuantepec, a sul. A população da América do Norte é de 480 545 000 habitantes (2000).
O continente tem as maiores reservas mundiais de cádmio, cobre, chumbo, molibdénio, prata e zinco, para além de produzir grandes quantidades de urânio, lítio, magnésio, fosfatos, selénio, potássio, níquel, titânio, bismuto e telúrio. Existem também reservas consideráveis de petróleo e gás natural. Cerca de 1/8 do solo norte-americano é arável e encontra-se entre os mais produtivos do mundo. As culturas dominantes são os cereais (1/5 da produção mundial), com destaque para o milho, o trigo, a cevada, a aveia, o arroz, o açúcar, a batata, a batata-doce, o tomate, o algodão, a banana, a uva, a laranja, o amendoim e o tabaco.
A América do Norte é uma das regiões mais prósperas do mundo, mas é ainda muito acentuado o desnível de rendimento entre o México, por um lado e o Canadá e os Estados Unidos da América, por outro. A base económica norte-americana reside num forte setor financeiro, completado por um elevado desenvolvimento no setor do comércio e dos serviços. Em termos de indústria, destacam-se os setores de alta tecnologia, com realce para os ramos da informática, das telecomunicações, aeroespacial, da biotecnologia e dos transportes.
Os países da América do Norte fazem parte da Organização dos Estados Americanos (OEA), cujos objetivos são manter a segurança do Hemisfério Ocidental, promover as decisões pacíficas resultantes das disputas entre os países membros, proporcionar a segurança coletiva e encorajar a cooperação económica, social e cultural.
Como referenciar: América do Norte in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-30 06:57:20]. Disponível na Internet: