amianto

O amianto, também designado de abesto de actinolite ou tremolite, é um mineral monoclínico constituído por fibras alongadas muito finas de cores esverdeadas e acinzentadas, brilho sedoso e dureza 5,5 (da escala de Mohs).
Este pertence a um grupo de minerais anfibrólios fibrosos como é o caso da amosite, crocidolite (amianto azul), tremolite, antofilite e actinolite ou a um mineral fibroso em serpentina, a cridolite.
Encontra-se associado a xistos cloríticos e a serpentinitos. O amianto possui um uso comercial alargado devido à sua resistência ao calor, inércia química e elevada resistência elétrica.
As fibras podem ser fiadas em tecido à prova de fogo para usar em vestuário de proteção, cortinas, forros ou moldadas em blocos.
A fibra de amianto é a única fibra de origem mineral natural, de considerável uso, constituída por silicatos minerais hidratados, provenientes sobretudo dos maiores produtores de amianto, Canadá e Federação Russa.
A exposição a grandes quantidades de amianto pode causar uma doença respiratória denominada pneumoconiose.
Como referenciar: amianto in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 23:54:01]. Disponível na Internet: