aminoplástico

O aminoplástico, também conhecido por resina aminoplástica, consiste num plástico que se obtém por policondensação de aminas, como, por exemplo, ureia ou tioureia (resina de ureia, resina de carbamida), ou de melanina (resina de melanina) com formaldeído.
O fabrico, a utilização e as propriedades dos aminoplásticos são semelhantes aos das resinas fenólicas, das quais se diferenciam pela sua cor clara. As resinas de melanina são mais duras e estáveis às alterações de temperatura, mas também são mais caras.
Os aminoplásticos são utilizados na produção de peças moldadas para fins técnicos, no fabrico de artigos domésticos, lâmpadas, estruturas, artigos sanitários. Também se utilizam para colagem de madeira, para acabamento de tecidos de seda artificial que não enrugam, de algodão e de papel, aos quais proporcionam uma maior firmeza.
As resinas de melanina utilizam-se, principalmente, no fabrico de recipientes e lâminas para revestimento de mesas e de paredes.
Como referenciar: aminoplástico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 02:47:55]. Disponível na Internet: