amoníaco

O amoníaco é um gás incolor de cheiro picante, que se dissolve facilmente em água. A sua fórmula química é NH3.
Este forma-se durante o processo de putrefação das substâncias vegetais e animais por degradação das proteínas. Também se encontra sob a forma de sais amoniacais.
A designação amoníaco deriva do deus egípcio Ámon. A solução do amoníaco em água, também conhecida como hidróxido de amónio (NH4OH), apresenta um carácter básico.
O amoníaco forma-se como produto secundário no fabrico do gás de iluminação e do carvão de coque (água amoniacal).
Atualmente, no entanto, obtêm-se quantidades muito maiores por síntese a partir dos seus elementos, segundo o método de Haber-Bosch, pelo qual se faz reagir o azoto obtido do ar com hidrogénio, a elevada pressão e temperatura, em presença de catalisadores.
O amoníaco utiliza-se para o fabrico de adubos artificiais, ácido nítrico (após obtenção dos óxidos de azoto) e para a obtenção de carbonato de sódio.
O amoníaco reage com os ácidos para dar sais amoniacais, como por exemplo o cloreto de amónio.
O carbonato de amónio (NH4) 2CO3), conhecido como sal de haste de veado, utiliza-se em panificação como substituto da levedura. Também se usa em medicina, como aditivo em perfumes e como sal volátil.
O nitrato de amónio (NH4NO3), emprega-se como explosivo de segurança nas minas de carvão.
O sulfato de amónio ((NH4)2SO4) é um adubo.
Como referenciar: amoníaco in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 09:01:45]. Disponível na Internet: