Ana Bola

Atriz portuguesa de televisão, teatro e rádio nascida a 2 de junho de 1952, em Lisboa. Estudou no Liceu Francês desde os três anos até completar o ensino secundário, ingressando depois no ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração) onde fez o curso de Secretariado. Ana Bola trabalhou então como secretária em diversas empresas multinacionais, até que, em 1976, optou por uma carreira no mundo do espetáculo.
A convite de Henrique Viana estreou-se na peça de teatro de revista 1926 Noves fora Nada, que estava em cena no Teatro Adóque, em Lisboa.
Entretanto, começou também a trabalhar na televisão, pela mão de Júlio Isidro, e participou como coralista no Festival Eurovisão da Canção. Ana Bola fez coro na interpretação do "Playback", de Carlos Paião, em 1980. Paralelamente começou a participar em programas de televisão e entrou em Fungágá da Bicharada, Passeio dos Alegres, Arroz Doce, Festa é Festa e A Festa Continua, todos da autoria de Júlio Isidro.
Em 1980, Ana Bola conheceu o humorista Herman José quando ambos participavam no programa Passeio dos Alegres. Tempos mais tarde, iniciaram uma colaboração que a levou a participar em diversos programas humorísticos de Herman José, começando com Humor de Perdição e prosseguindo com Casino Royal, Pensão Estrelinha, Parabéns e Herman Sic. A colaboração com Herman José estendeu-se também à rádio com Rebeubéu Pardais ao Ninho. No entanto, Ana Bola já tinha uma vasta experiência de rádio pois havia participado nos programas Rock em Stock, Ilha das Palmeiras, Seleção Nacional, A Menina Dança? e O Jardim da Celeste, todos na Rádio Comercial.
A nível televisivo, Ana Bola teve alguns programas como protagonista como Os Bonecos da Bola, A Mulher do Sr. Ministro e A Sr.ª Ministra.
Em 2004, experimentou uma nova atividade, ao fazer dobragens para o filme de animação da Disney Paraíso da Barafunda.
No ano seguinte, iniciou uma digressão com a peça humorística de teatro Celadon, em que contracena com Maria Rueff, também sua colega no Herman Sic. Nesta comédia, as duas atrizes interpretam os papéis de manicuras. Manteve ainda uma colaboração semanal na rádio TSF na rubrica Cromos.
Como referenciar: Ana Bola in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 05:33:01]. Disponível na Internet: