Ana Clara Guerra

Bailarina e coreógrafa angolana, Ana Clara Guerra Marques, nasceu a 2 de novembro de 1962, em Angola.
Aos 8 anos, começou por aprender ballet clássico na Academia de Dança de Luanda e completou o curso de Professores de Dança, em 1978. Fica encarregada de dirigir a escola de dança no país, atividade que exerce juntamente com o de professora de dança. Em 1990, cursou na Escola Superior de Dança em Lisboa e, de 1992 a 1999, foi Diretora da Companhia de Dança Contemporânea, em Luanda. Em 1995, recebeu o prémio Identidades da União de Artistas e Compositores.
Atuou em espetáculos de dança, como A Propósito de Lueji, Imagem & Movimento, Mea Culpa e Uma Frase Qualquer. Pioneira na dança contemporânea em Angola, introduziu novas ideias e conceitos na execução da dança, mas sempre mantendo as características tradicionais e populares das danças angolanas. Para disso, a coreógrafa utiliza a dança como meio de crítica social sobre o mundo e sobre a vida. A sua atividade está também ligada a escritores, pintores e escultores, como Pepetela, Frederico Ningi, Jorge Gumbe, António Ole e Manuel Rui.
Como referenciar: Porto Editora – Ana Clara Guerra na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 19:58:37]. Disponível em