Ana Cristina de Oliveira

Manequim portuguesa, Ana Cristina de Oliveira nasceu a 24 de julho de 1973, em Lisboa. Aos 17 anos, depois de já ter feito alguns trabalhos como modelo e de pertencer à agência Central Models, tirou o curso de manequim de João Carlos.
Apesar de os primeiros tempos terem sido difíceis, uma agência japonesa reparou em Ana Cristina de Oliveira e em abril de 1991 a modelo partiu para trabalhar no Oriente. Passou três meses no Japão a fazer todo o tipo de trabalhos relacionados com moda. Não foi fácil a adaptação a Tóquio, pois o desconhecimento da língua do país tornou-se um dos problemas principais. De regresso a Portugal, sentiu que precisava de algo mais do que a moda portuguesa podia oferecer e resolveu regressar ao Japão, onde tinha deixado boa impressão. Fez trabalhos para revistas e anúncios. Dois meses depois, viajou para os Estados Unidos da América na companhia da dona da agência de modelos japonesa.
Já na América, várias agências demonstraram interesse em trabalhar com a manequim portuguesa e esta acabou por se instalar em Los Angeles. Trabalhou também em Nova Iorque e Paris, duas cidades que odiou. Durante esta época fez trabalhos para marcas consagradas como a Esprit e a Oscar de la Renta.
Mais tarde, em 1995, tornou-se mundialmente famosa ao aparecer num anúncio televisivo da Levi's. Apesar da rodagem só ter durado três dias, Ana Cristina de Oliveira percebeu que queria dedicar-se ao cinema e deixar a moda para segundo plano. Inscreveu-se na Stella Adler Academy, onde tirou um curso de atores entre 1995 e 1998. Por esta altura, participou num teledisco de Bryan Adams e contracenou com os atores norte-americanos Harrison Ford e Brad Pitt em anúncios televisivos. Para além de pequenas participações em trabalhos de menor destaque, Ana Cristina de Oliveira fez já parte do elenco de Tudo Isto é Fado (2004), realizado por Luís Galvão Teles; Taxi (Táxi de Nova Iorque, 2004), uma comédia de Tim Story; e Odete, um drama de João Pedro Rodrigues, de 2005, onde a manequim desempenha o papel principal.
Como referenciar: Ana Cristina de Oliveira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-23 16:45:51]. Disponível na Internet: