Anabela Baldaque

Estilista portuguesa, Anabela Baldaque nasceu a 20 de janeiro de 1964, em Vizela, mas foi viver para o Porto aos três anos. Desde pequena, desenhava vestuário para as bonecas e cedo passou a fazer experiências com as suas próprias roupas. Assim, foi no Porto que deu os primeiros passos no mundo da moda, ao frequentar o curso de estilismo e modelismo da Escola Gudi, que concluiu em 1983.
A conclusão do curso permitiu-lhe, nesse mesmo ano, realizar a sua primeira passagem, como parte da apresentação dos finalistas. Contudo, não deu aí por terminados os seus estudos e, em 1984, foi para França frequentar o curso de estilismo da Paris American Academy. Após a conclusão de mais este programa de estudos, foi convidada para criar fatos de banho pela revista Beach Forecast International.
Em 1985, a estilista de Vizela foi para Itália frequentar um estágio no atelier de Florença de Emilio Pucci. Em Londres, vendeu a primeira peça de roupa por si desenhada, um casaco que trazia vestido e que agradou à dona de uma loja que visitou. Após este périplo pelo estrangeiro, em 1986 retornou a Portugal para abrir uma loja em Guimarães e para trabalhar como estilista numa fábrica de têxteis, propriedade do pai, onde ficou até 1989. Ao mesmo tempo, ia desenhando coleções para outras empresas, fazia decorações de stands em feiras têxtil/ lar e criou um gabinete de apoio à indústria têxtil chamado Equipa Design.
Em 1988, criou a marca com o seu nome, Anabela Baldaque, e em parceria com outros estilistas fundou a Galeria de Estilistas Código, onde vários criadores expunham a sua roupa para venda e havia exposições de fotografia, entre outras atividades. No ano seguinte, esteve presente no Euro Arte, que foi o primeiro encontro europeu de arte realizado em Guimarães. Em 1990, participou pela primeira vez no fórum de moda promovido pela Portex, onde desde então se tornou presença constante.
A partir de março de 1992, passou a ser a única dona da Galeria de Estilistas Código e, nesse ano e no seguinte, participou nos salões de criadores da Expofashion da Filmoda.
A partir de 1994, passou a ser uma presença constante nos principais eventos de moda portugueses, como o Moda Lisboa, Porto de Moda e Portugal Fashion, nomeadamente nas apresentações no estrangeiro.
As suas roupas, exclusivamente femininas e para pessoas com algum poder económico, são urbanas, práticas e sóbrias e vendem-se bem na sua loja da Foz, no Porto, que abriu em 2000.
Como referenciar: Anabela Baldaque in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 17:32:17]. Disponível na Internet: