Anacleto II

Antipapa italiano (de fevereiro de 1130 a 25 de janeiro de 1138), de ascendência judaica, chamado Pedro Pierleoni. Estudou com o rei Luís VI de França, pertenceu à Ordem de Cluny, e foi nomeado cardeal de São Cosme e São Damião, em Roma, e cardeal presbítero de Santa Maria in Trastevere.
Foi eleito (anti)papa por vinte e três cardeais, na igreja de São Marcos, ao mesmo tempo que Gregório Papareschi era eleito como papa Inocêncio II, na igreja de São Gregório. A sua consagração decorreu na basílica de São João de Latrão e foi conduzida pelo bispo do Porto.
Sendo a sua linha doutrinal contrária à de Inocêncio II, acreditava que a educação dos fiéis se fazia pela observação dos costumes monásticos.
O cisma entre Anacleto e Inocêncio prolongou-se até à morte do primeiro, tendo Anacleto detido a posse de Roma com o apoio de Rogério II de Nápoles, apesar das breves incursões de Inocêncio e das tropas germânicas que o defendiam.
Como referenciar: Anacleto II in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-22 03:23:01]. Disponível na Internet: