andebol

O andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha no século XIX. Em 1920, Karl Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim, observou numa viagem ao Uruguai um jogo a que chamavam Balón criado por Alberto Valetta. Baseando-se neste jogo, Schellenz lançou as bases do andebol de 11, praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, mas jogado com as mãos. De forma semelhante, Maximilian Heiser contactou como um jogo que servia de complemento à preparação dos ginastas na Dinamarca e que se chamava Haandball. Nos países escandinavos e por razões climáticas, este desporto era praticado em recinto coberto e com 7 jogadores.
Após a Segunda Guerra Mundial, a modalidade de 11 jogadores entrou em declínio, enquanto a de 7 se impunha como um desporto europeu, sobretudo nos meios escolares. O andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 e o feminino em 1976.
É hoje um dos desportos coletivos mais populares a nível mundial, e crê-se que é o segundo desporto mais praticado em Portugal, a seguir ao futebol.
O andebol é jogado apenas com as mãos. A movimentação em campo tem características semelhantes às do basquetebol (passe, receção e remate). A receção da bola é importante e utiliza-se o drible para prosseguir no terreno. O campo é retangular (40 m de comprimento e 20 m de largura) e possui duas balizas nas linhas de fundo. A área de seis metros situada em frente à baliza não pode ser pisada por qualquer jogador, com exceção do guarda-redes. O jogo tem a duração de 60 minutos. A bola deve ter entre 58 e 60 cm de circunferência e pesar entre 375 e 425 gramas.
Como referenciar: andebol in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 20:24:14]. Disponível na Internet: