Andrea del Verrochio

Escultor italiano, considerado um dos mais importantes do século XV, nascido por volta de 1435, com o nome de Andrea del Michele di Cioni, era filho de um manufator de tijolos da cidade de Florença e tomou o cognome pelo qual é conhecido, Verrochio (vero occhio ou "olho verdadeiro"), do seu tutor, Giuliano Verrochi.
Este artista trabalhou em diversas vertentes, conforme era uso na época, produzindo obras de ourivesaria (a sua formação principal, e da qual resta apenas o relevo em prata da Decapitação de São João Batista, c. 1477, no Museu da Catedral de Florença), de escultura e de pintura. Nesta última arte demonstra que a fonte principal da sua inspiração é a obra de Filippo Lippi, sendo de destacar a Virgem com o Menino (pintada entre 1468 e 1470 e que se encontra no Museu Estatal de Berlim). Na National Gallery de Londres existe uma outra obra pintada por Verrochio, um pequeno altar com a iconografia de Tobias com o Arcanjo Gabriel. Foi bastante relevante a influência que Leonardo da Vinci (que estudou na sua oficina) exerceu neste pintor, tendo os dois, inclusivamente, efetuado a pintura O batismo de Cristo por volta de 1474. Crê-se que terá aprendido a esculpir em bronze na oficina de Donatello. Uma das sua primeiras obras neste material, um candelabro de 1468 feito para o Palazzo Vecchio de Florença, encontra-se no Rijksmuseum de Amesterdão. Notabilizam-se contudo as estátuas de Cristo e São Tomé feitas entre 1477 e 1483 para a igreja florentina de Orsanmichele, em tamanho natural, e a do condottiere Bartolommeo Colleoni, que foi acabada depois da morte de Verrochio por Alessandro Leopardi e colocada no Campo dos Santos João e Paulo, em Veneza. Na escultura em mármore, evidencia-se o busto de Senhora com ramo de flores, de 1478, e que se encontra no Museu Nacional de Florença. Em 1472 concluiu o monumento funerário de inspiração clássica de João e Pedro de Médicis, para a sacristia antiga da igreja de São Lourenço, em Florença. Para esta mesma família, executou cerca de 1473 um David em bronze, que apresenta bastantes paralelismos com o de Donatello, e o Putto com um golfinho (c. 1475), para uma fonte da casa de campo da família. Verrochio faleceu em 1488, na cidade de Florença.
Como referenciar: Andrea del Verrochio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-20 11:09:02]. Disponível na Internet: