Andrew Lloyd Webber

Compositor inglês que nasceu em 1948, em Londres. O seu ecletismo ajudou a revitalizar o teatro musical inglês e norte-americano dos finais do século XX.
Estudou no Royal College of Music e, enquanto estudante, começou a compor para as produções dramáticas de Timothy Rice. O seu primeiro grande trabalho foi Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat (1968), uma oratória pop para crianças. Seguiu-se a ópera rock Jesus Christ Superstar (1971), que conquistou uma enorme popularidade, embora também suscitasse bastante controvérsia. Foi um trabalho que misturou figuras clássicas com música rock, para contar a vida de Jesus.
A última grande colaboração de Lloyd com Rice foi em Evita (1978), um musical sobre Eva Perón, a esposa do ditador argentino Juan Perón. Com um trabalho de composição parcialmente novo, Evita seria transformado, em 1996, num filme de grande sucesso internacional, protagonizado por Madonna e António Banderas.
No seu musical seguinte, Cats (1981), Lloyd Webber utilizou versos de um livro infantil de T. S. Eliot. Esse espetáculo conta com mais de uma década de exibição em Londres. Em 1986, compôs O Fantasma da Ópera (The Phantom of The Opera). Os seus outros musicais de sucesso incluem Song and Dance (1982), Starlight Express (1984) e Aspects of Love (1989). As melhores criações de Lloyd Webber formam espetáculos vistosos, que se caracterizam por melodias intensas e uma representação dramática.
Como referenciar: Porto Editora – Andrew Lloyd Webber na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-09 00:56:57]. Disponível em