Andy e Larry Wachowski

Realizadores e argumentistas norte-americanos, nasceram em Chicago, Illinois; Laurence Wachowski, o mais velho, a 21 de junho de 1965, e Andrew Paul Wachowski a 29 de dezembro de 1967.
Desistiram de estudar ainda muito novos para tentarem uma carreira no mundo do espetáculo. Cedo começaram a trabalhar juntos, criando livros de banda desenhada e assim quiseram continuar a evoluir numa carreira como uma equipa.
Em 1995, escreveram a meias o argumento do filme Assassins (Assassinos), protagonizado por Sylvester Stallone e Antonio Banderas. Como o filme acabou por não ter grande sucesso, os irmãos decidiram que numa próxima vez seriam responsáveis por todo o processo cinematográfico. Assim, no ano seguinte, escreveram, produziram e estrearam-se atrás das câmaras na realização do thriller Bound (Sem Limites), uma história sobre duas amantes (Jennifer Tilly e Gina Gershon) que montam um esquema para roubar milhões. Bound estreou no Festival de Cinema de Toronto e ganhou alguns prémios de vários festivais, incluindo o do Fantasporto.
Mas foi sem dúvida com o seu filme seguinte que os dois irmãos conheceram o estrelato: escreveram, produziram e realizaram Matrix (1999), um filme de ficção científica com um argumento engenhoso protagonizado por Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss. Matrix ganhou quatro Óscares em categorias técnicas, incluindo o de Montagem, Som e Efeitos Especiais Visuais e Sonoros. Os irmãos Wachowski ganharam ainda um prémio Saturn para Melhor Realizador pela academia de filmes de ficção científica, fantasia e terror. O filme fez muito furor entre o público, que o elevou a filme de culto, e que ansiou pela continuação da saga de Neo. Matrix conta a história de Neo, o "escolhido" para libertar o Homem de um profundo sono e evitar que a Terra continue no futuro a ser controlada por máquinas extra-terrestres. O filme revolucionou a abordagem tradicional aos filmes de ficção científica, criando uma imagem neo-moderna, utilizando os melhores e mais avançados efeitos especiais associados às artes marciais.
Os irmãos Wachowski já tinham pensado em Matrix como uma trilogia e, graças ao sucesso do primeiro, apresentaram, em 2003, as sequelas The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions, filmados em simultâneo. A trilogia obteve um sucesso planetário e inspirou uma panóplia de tributos e sucedâneos.
Como referenciar: Porto Editora – Andy e Larry Wachowski na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-23 00:54:05]. Disponível em