anemófila

Tipo de polinização de uma flor em que o pólen é transportado pelo vento.
As flores das plantas anemófilas apresentam determinadas características que facilitam a polinização pelo vento. Os grãos de pólen são pequenos e muito abundantes. Os estames encontram-se expostos, promovendo a libertação dos grãos de pólen dos estames por ação do vento. Os estigmas são grandes e também estão expostos, de forma a facilitar a interceção dos grãos de pólen transportados pelo vento. Normalmente, as plantas anemófilas possuem um só óvulo em cada ovário e apresentam muitas flores em cada inflorescência.
Na polinização anemófila não há gasto de energia para tornar a flor mais apelativa aos animais. Assim, as flores são geralmente pouco coloridas, quase inodoras e não produzem néctar.
A polinização pelo vento é pouco eficiente. Para que produza resultados, é necessária a concentração de um elevado número de indivíduos da espécie no mesmo local.
Como referenciar: anemófila in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-18 19:47:08]. Disponível na Internet: