anemómetro

Um anemómetro consiste num instrumento para medir a velocidade do vento ou de outros fluidos em movimento.
Geralmente possui um cata-vento para indicar a direção do vento. Este é constituído por uma bandeira bem equilibrada que gira em torno de uma haste vertical.
A bandeira tende a orientar-se ao longo das linhas de corrente do movimento do ar e os seus movimentos são transmitidos por meios mecânicos ou elétricos a mostradores ou a registadores, que indicam a direção do vento. Quando dispõem de um dispositivo de registo, designa-se por anemógrafo.
Consoante o fundamento em que se baseia o funcionamento dos anemómetros, estes podem ser classificados em diversas categorias: anemómetros de rotação, anemómetros de veleta, anemómetros de tubo de pressão e anemómetros baseados no poder refrescante do ar em movimento.
Quando não se necessita de grande rigor, utiliza-se o anemómetro de veleta, o de mangas de ar ou bandeira (em torres). Para determinar a velocidade média do vento usa-se o anemómetro de conchas e para a determinação da velocidade instantânea, o anemómetro de tubo de repouso.
Como referenciar: anemómetro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 03:25:52]. Disponível na Internet: