anisotropia (mineralogia)

É um fenómeno em virtude do qual certas propriedades físicas de um mesmo corpo dependem da direção em que são medidas.
O facto de as substâncias minerais formarem cristais indica que o comportamento físico da matéria cristalina depende da direção. Em determinadas direções formam-se faces, noutras arestas e noutras vértices. Nas redes cristalinas também se verifica que as distâncias entre os nós, que a formam, dependem da direção em que essa distância é medida. Esta variação de comportamento de propriedades físicas de um cristal segundo a direção em que se determina denomina-se anisotropia e tem importância muito significativa no estudo dos minerais. Em certos casos a anisotropia física dos minerais é uma propriedade evidente. Por exemplo, um cristal de mica ou gesso pode separar-se em porções paralelas entre si e segundo um só plano. Esta propriedade que se designa clivagem revela-nos que as forças de coesão do plano que se separam são muito fortes, enquanto as perpendiculares às mesmas são débeis. A clivagem é característica da estrutura cristalina e pode ser utilizada para a identificação de um mineral. A simetria do cristal manifesta-se na anisotropia, pois a clivagem apresenta-se segundo alguns planos homólogos, isto é, segundo planos equivalentes de simetria. Por exemplo, na calcite a clivagem ocorre segundo três planos simétricos relativamente ao eixo ternário do cristal, e o sólido geométrico resultante da clivagem é um romboedro. Na halite a clivagem ocorre segundo faces do cubo.
Contudo, nem todas as propriedades físicas de um mineral se manifestam da mesma maneira. Assim, por exemplo, na halite é anisotrópica para a clivagem, mas a propagação da luz é igual em todas as direções. Quando o valor de propriedade física é igual em todas as direções, o cristal é isotrópico para essa propriedade.
Em consequência, a anisotropia ou a isotropia, por exemplo, das propriedades óticas dos minerais é utilizada para distinguir os minerais uns dos outros. A utilização do microscópio baseia-se neste facto.
Como referenciar: anisotropia (mineralogia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 02:45:33]. Disponível na Internet: