Anita Borg

Cientista norte-americana nascida a 17 de janeiro de 1949, em Chicago, no Illinois, e falecida a 6 de abril de 2003, em Sonoma, na Califórnia, vitimada por um cancro no cérebro.
Anita viveu sucessivamente no Illinois, no Hawai e em Washington.
Por volta dos 25 anos tomou contacto, pela primeira vez, com um computador e acabou por se interessar pela informática, ao ponto de se dedicar ao estudo da matéria. Em 1981 formou-se em Ciências Informáticas no Instituto Courant da Universidade de Nova Iorque. A partir daí dedicou-se com sucesso à carreira de investigadora, tendo trabalhado para algumas das mais importantes empresas do setor, um caso quase único entre mulheres. Em 1987, enquanto esperava pelo início de uma conferência, constatou que só estava presente um pequeno grupo de mulheres entre os participantes. Juntou estas mulheres e fundou o grupo "Sisters" (irmãs), que consistia numa lista de e-mails e numa comunidade de partilha de informação. O objetivo era ajudar e encorajar as mulheres a dedicarem-se à informática. Atualmente, o grupo "Sisters" tem mais de 2500 elementos, divididos por cerca de 40 países.
Em 1994, Anita Borg foi uma das fundadoras do Grace Hopper Celebration of Women in Computing, uma conferência bienal destinada a promover os interesses e as pesquisas de mulheres na informática. Esta conferência tornou-se na maior do mundo dentro do género.
Três anos depois, Anita Borg deixou a carreira profissional na indústria informática e passou a liderar o Instituto das Mulheres e Tecnologia, uma organização destinada a promover o impacto das mulheres na tecnologia e, paralelamente, a revelar o impacto positivo da tecnologia na vida das mulheres.
Em 1998 e 1999 integrou a Comissão da Academia Nacional de Engenharia para a Consagração das Mulheres na Engenharia, instituição que organizou, em maio de 1999, o Encontro de Mulheres de Engenharia
Ainda em 1999, foi indicada pelo presidente norte-americano Bill Clinton para integrar a Comissão para o Fomento das Mulheres e das Minorias na Ciência, Engenharia e Tecnologia.
Três anos depois recebeu o Prémio Heinz de Tecnologia, Economia e Emprego.
Como referenciar: Anita Borg in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-25 04:22:24]. Disponível na Internet: