Anita Malfatti

Pintora brasileira, Anita Catarina Malfatti nasceu a 2 de dezembro de 1896, em São Paulo.
Incentivada pela família, partiu para a Alemanha, em 1910, onde frequentou a Academia Real de Berlim, durante três anos, como aluna do pintor Lovis Corinth. Aí estudou gravura, desenho e pintura e conheceu os mestres mais importantes do Expressionismo alemão. Após visitar uma exposição de impressionistas e pós-impressionistas franceses no sul da Alemanha, Anita Malfatti passou por Paris e regressou, depois, ao Brasil, em 1914, ano em que realizou a sua primeira exposição individual.
Em seguida, foi para Nova Iorque estudar na Independent School of Art, onde contactou com vários artistas e intelectuais, como Marcel Duchamp e Juan Gris. Evidenciando, nos seus trabalhos, uma sólida formação técnica, originalidade e independência, Malfatti começou a sua obra com nítidas características expressionistas, afastada dos cânones académicos brasileiros praticados na época. Em 1917, regressou a São Paulo e, em dezembro desse ano, realizou uma exposição que revolucionou as artes plásticas no Brasil, apresentando 53 trabalhos dos quais se destacaram A Estudante Russa, O Homem Amarelo, Mulher de Cabelos Verdes, A Boba e o Torso. Esta exposição recebeu uma forte crítica do escritor Monteiro Lobato.
Em 1923, com bolsa do governo de São Paulo, partiu para Paris, onde conviveu com Brecheret, Di Cavalcanti e com outros artistas europeus. Regressando em 1928, organizou diversas mostras de arte e deu aulas de pintura. Em 1937, integrou a Família Artística Paulista e foi diretora do Sindicato de Artistas Plásticos. Em 1951, foi convidada para a I Bienal de São Paulo e também para a VII Bienal dessa mesma cidade, em 1963. Vários dos seus quadros encontram-se em importantes museus brasileiros, como o Museu de Arte de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e o Museu Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro. Nos seus quadros, encontra-se sobretudo paisagens, flores, cenas populares e retratos.
A 6 de novembro de 1964, Anita Malfatti morreu em São Paulo.
Como referenciar: Anita Malfatti in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 23:52:36]. Disponível na Internet: