Anjos e Demónios

Romance de Dan Brown, publicado em 2000, a segunda obra do escritor, torna-se um bestseller, com mais de oito milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
Robert Langdon, ilustre professor de Simbologia, na Universidade de Harvard, é convidado pelo CERN (Conselho Europeu para a Investigação Nuclear), na Suíça, para desvendar um misterioso símbolo que se encontrava gravado no cadáver de Leonardo Vetra, um físico que descobrira a antimatéria (fonte económica de energia), a qual poderia tornar-se, pelo seu uso incorreto, uma arma de destruição massiva.
Robert Langdon descobre que o símbolo pertence aos Illuminati, uma antiga e poderosa irmandade secreta. Langdon acredita que aquela instituição, que aparecera precisamente na altura do conclave, tem como objetivo concretizar uma velha vingança contra a Igreja Católica. Os Illuminati, segundo Langdon, teriam surgido na época do Renascimento, com Galileu e outros cientistas, alvos de perseguição da Igreja Católica.
Uma parte do plano da vingança consistiria em matar quatro cardeais (considerados os preferiti do conclave), como virgens sacrificiais, nos quatro altares da ciência, ou seja, nas quatro igrejas que integravam o Caminho da Iluminação (um percurso iniciático da Irmandade).
A outra parte da vingança constaria na utilização da antimatéria, como arma, para destruir o Vaticano. No sentido de evitar a catástrofe, a antimatéria teria de ser recuperada em vinte e quatro horas, tarefa a cargo da Guarda Suíça, sob ordem do camerlengo, enquanto Langdon e Vittoria Vetra, filha do físico assassinado, e também ela cientista, tentariam impedir a morte dos cardeais.
Os dois investigadores percorrem várias igrejas e criptas, descobrindo diversos enigmas e antigos símbolos que poderiam conduzi-los ao esconderijo dos Illuminati. Após várias peripécias, conseguem desmascarar o responsável de tal vingança e evitar a destruição do Vaticano.
Dan Brown consegue, pela trama intensa e envolta em detalhes, características habituais do escritor, tornar a obra num romance de sucesso.
Como referenciar: Porto Editora – Anjos e Demónios na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-08 10:52:45]. Disponível em