Anna Nicole Smith

Modelo e atriz norte-americana, Anna Nicole Smith, nome artístico de Vickie Lynn Hogan, nasceu a 28 de novembro de 1967, em Houston, no Texas, e morreu a 8 de fevereiro de 2007, em Hollywood, tendo ficado conhecida depois de ter sido playmate do ano em 1993, na revista erótica Playboy.
Anna Nicole, criada no Texas, desistiu cedo dos estudos e casou aos 17 anos com um colega de trabalho de um restaurante, de 16 anos. Separaram-se dois anos mais tarde, já depois de terem sido pais.
Anna trabalhou então como empregada de balcão e dançarina exótica, até que, em 1991, respondeu a um anúncio da consagrada revista erótica Playboy. No ano seguinte, apareceu pela primeira vez nas páginas desta publicação, tendo feito a capa da revista ainda com o nome Vickie Smith. Assim, tornou-se conhecida por posar nua para a Playboy, tendo sido eleita a playmate de 1993, ou seja a melhor modelo que posou nesse ano para a referida publicação. Nessa altura, adotou definitivamente o nome Anna Nicole Smith. Aos 26 anos, Anna Nicole Smith casou com o milionário J. Howard Marshal II, na altura com 89 anos, o que lhe valeu diversas acusações de casar apenas por dinheiro, nomeadamente por parte dos herdeiros do milionário. O casal conhecera-se dois anos antes num clube de striptease onde Anna Nicole atuava.
Após a morte do milionário, em agosto de 1995, a modelo envolveu-se numa disputa legal com o filho de J. Howard Marshal devido à herança.
Entretanto, fez carreira como manequim, tendo posado para importantes marcas de vestuário, como a Guess e a H & M.
Anna Nicole teve uma modesta carreira como atriz de cinema, de onde se destaca, apenas, a participação na comédia Aonde Para a Polícia? 33 1/3 - O Insulto Final, de 1994, o mesmo ano de outro dos seus filmes, The Hudsucker Proxy. Em 1997 foi protagonista e produtora do filme de ação Skyscraper e, posteriormente, praticamente abdicou da sua carreira de atriz.
Mais tarde, em 2002, foi protagonista de um reality show televisivo sobre a sua vida, intitulado The Anna Nicole Show.
Em 2006, o filho de Anna Nicole Smith morreu num hospital das Bahamas, aos vinte anos, após ingerir doses excessivas de metadona e antidepressivos. Três dias antes, no mesmo hospital, havia nascido a sua irmã, filha de Anna Nicole Smith.
A ex-modelo veio a falecer num quarto de hotel de Hollywood a 8 de fevereiro de 2007, vítima de uma overdose acidental de drogas.
Após a morte de Anna Nicole Smith diversos homens se apresentaram como verdadeiros pais da sua filha, acabando os testes de ADN por atribuir a paternidade a um fotógrafo desconhecido.

Como referenciar: Anna Nicole Smith in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-20 04:39:21]. Disponível na Internet: