Annika Sorenstam

Jogadora de golfe profissional sueca nascida a 9 de outubro de 1970, em Estocolmo, na Suécia.
Aos doze anos começou a praticar golfe e cinco anos depois já fazia parte da seleção nacional sueca, que representou até 1992.
Entretanto foi viver para os Estados Unidos da América, onde frequentou a Universidade do Arizona. Durante esse período ganhou sete títulos universitários de golfe e foi eleita a jogadora do ano em 1991. Em 1992 ganhou o Campeonato Mundial de Amadores e, nesse mesmo ano, estreou-se no circuito amador feminino norte-americano.
Annika Sorenstam iniciou a sua carreira profissional ao participar no circuito europeu de golfe de 1993, onde foi eleita como a estreante do ano.
No ano seguinte, participou pela primeira vez no circuito mundial e também foi eleita a estreante do ano.
Em 1995 foi eleita a atleta do ano da Suécia depois de ter ganho pela primeira vez uma prova do circuito Mundial, o Open dos Estados Unidos, e o troféu Vare, destinado à atleta com o mais baixo score da temporada. Ganhou ainda o troféu Rolex, para a melhor atleta do ano. No ano seguinte, voltou a triunfar no Open dos EUA, tendo também ganho o Troféu Vare.
Foi de novo eleita a golfista do ano em 1997 e 1998, tendo somado neste último ano novo triunfo no Troféu Vare.
2001 foi um dos melhores anos da carreira de Annita Sorenstam, já que ganhou oito provas do circuito mundial, o que lhe permitiu conquistar o Campeonato Nabisco. Foi de novo eleita a atleta do ano. Em 2002 triunfou em onze provas do circuito, que lhe permitiram somar outro triunfo no Campeonato Nabisco.
Participou, em 2003, por convite, numa prova do circuito mundial masculino, tendo ganho o Open Britânico feminino, pelo que assim completou o Grand Slam da sua carreira (triunfos nas principais provas do mundo). Ainda neste ano, foi a melhor jogadora do circuito mundial feminino.
Em 2005 foi a primeira jogadora da LPGA (Ladies Professional Golf Association - Associação Feminina de Profissionais de Golf ) a conquistar o primeiro lugar em três anos seguidos.
Como referenciar: Annika Sorenstam in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 16:30:48]. Disponível na Internet: