ansiolítico

O ansiolítico é um medicamento sedativo cujo efeito principal é diminuir ou extinguir a ansiedade das pessoas, sem afetar em demasia as funções psíquicas e motoras. É também chamado de tranquilizante.
Além da propriedade tranquilizante, os ansiolíticos apresentam propriedades sedativas, hipnóticas e antiepiléticas.
Entre os psicotrópicos, os ansiolíticos são das substâncias mais utilizadas. As benzodiazepinas são dos tranquilizantes mais leves e mais conhecidos, com menos tendência a produzir efeito de dependência farmacológica. Todos os ansiolíticos têm efeitos hipnóticos quando utilizados em altas dosagens. Têm menos efeitos secundários que os barbitúricos, que podem produzir diminuição das funções mentais e sedação desagradável, assim como maior risco de dependência farmacológica.
Os ansiolíticos são medicados em caso de ansiedade ou para provocar o sono e podem ter de ser tomados durante um período prolongado, consoante os sintomas do doente.

Como referenciar: ansiolítico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 18:13:04]. Disponível na Internet: