Antananarivo


Aspetos Geográficos
Cidade e capital de Madagáscar, Antananarivo situa-se no centro da ilha de Madagáscar, sendo também conhecida pelo termo francês Tananarive. Encontra-se a cerca de 200 km de Tamatave, o principal porto da ilha. A sua localização é bastante privilegiada por ter sido construída no sopé de uma escarpada cordilheira. Tem assim uma posição de controlo da paisagem circundante, erguendo-se a 1435 metros. Tem um clima mediterrânico. Possui uma população de 1 700 000 habitantes (2005).

História e Monumentos Fundada no século XVI pelo rei Ari, foi durante muito tempo a vila principal dos chefes Hova, e foi-se tornando tanto mais importante à medida que esses chefes tomaram a soberania de grande parte da ilha, até se ter transformado numa cidade. No ano de 1793, foi feita capital pelos reis Merina. Mais tarde, as conquistas do rei Radama I tornaram-na capital de quase todo o país. No final do século XIX, a cidade foi tomada pelos franceses e mais tarde tornou-se a capital da colónia francesa de Madagáscar, tornando-se independente em 1960. Os seus principais monumentos são os palácios reais, a residência francesa e as catedrais católica e anglicana.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Antananarivo possui vários palácios reais (o Palácio do Primeiro-Ministro, por exemplo), uma catedral católica romana e outra anglicana. Tem ainda várias igrejas feitas de pedra e jardins que dão à cidade uma aparência atrativa. Pode-se também visitar uma mesquita muçulmana, a Universidade de Madagáscar e o Colégio Rural de Ambatobe. Possui ainda um Museu de Arte e Arqueologia e um Observatório de Astronomia. A cidade tem às sextas-feiras um dos maiores e mais importantes mercados mundiais, que difunde o artesanato do país (chapéus, Malas, tapetes, joias e peles). Outro local a não perder é o jardim zoológico. O significado da palavra Antananarivo é "cidade dos mil".


Economia
É o centro administrativo, económico e de comunicações de Madagáscar. As suas indústrias mais importantes incluem os produtos alimentares, cigarros, têxteis e mercadorias derivadas do couro. O comércio é uma atividade importante, espalhando-se os mercados por toda a cidade.
Como referenciar: Antananarivo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-26 06:35:16]. Disponível na Internet: