antimónio

O antimónio (Sb), também designado de estíbio, é um elemento químico semimetálico, tri ou pentavalente de cor branco-prateada, quebradiço e brilhante, que se localiza no grupo 15 e período 5 da Tabela Periódica.
Possui número atómico 51 e massa atómica 121,760.
O antimónio foi descoberto por alquimistas desconhecidos no século XVI.
O nome antimónio deriva do grego anti + monos que significa não sozinho.
O antimónio encontra-se sob a forma de sulfuretos, antimonietos metálicos e óxidos, principalmente na China e no Japão.
Apresenta-se em duas formas alotrópicas: como antimónio amarelo (não metálico) e como antimónio cinzento (metálico).
Emprega-se na obtenção de ligas, particularmente com chumbo e estanho que, com o antimónio, endurecem consideravelmente. Uma liga chumbo-antimónio é o metal tipográfico e uma liga estanho-antimónio o metal britânia. Tanto as ligas de antimónio-chumbo como as de antimónio-estanho utilizam-se como metal antifricção (metais dotados de movimento de deslizamento, quando se quer diminuir o coeficiente de atrito para evitar o desgaste de um dos elementos acoplados).
Os compostos de antimónio mais importantes são: os antimoniatos-sais do ácido antimónico, que se obtêm fundindo uma mistura de óxido metálico com pentóxido e antimónio (Sb2O5); o pentassulfureto de antimónio, também designado de enxofre dourado de antimónio (Sb2S5), de cor laranja-avermelhada, utilizado para a vulcanização da borracha, à qual confere uma cor vermelha.
Os compostos de antimónio utilizam-se ainda como mordentes no tingimento com corantes sobre mordente.
Como referenciar: Porto Editora – antimónio na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-24 23:40:28]. Disponível em