António Correia de Campos

Político e governante português nascido a 14 de dezembro de 1942, em Torredeita, no distrito de Viseu, António Fernando Correia de Campos formou-se em Direito com especialização na área da Saúde. A licenciatura foi obtida na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mais tarde, fez ainda um mestrado em Saúde Pública na Universidade de John Hopkins, nos Estados Unidos da América, e uma especialização como administrador hospitalar na Escola de Rennes, em França.
O percurso político de António Correia de Campos foi iniciado como militante do MDP (Movimento Democrático Português), uma formação de esquerda. Em 1984, abandonou o MDP e aderiu ao Partido Socialista, pelo qual foi eleito deputado à Assembleia da República em 1991.
No entanto, já em 1975 havia sido escolhido para integrar o V Governo Provisório, tendo desempenhado funções de secretário de Estado do Abastecimento entre 20 de agosto e 12 de setembro desse ano. Regressou às lides governativas em agosto de 1979, quando foi nomeado secretário de Estado da Saúde do V Governo Constitucional. No entanto, só esteve em funções cerca de quatro meses, até finais de dezembro desse mesmo ano. Só em julho de 2001, por iniciativa do primeiro-ministro socialista António Guterres, é que Correia de Campos voltou a exercer um cargo governativo. Desta vez foi escolhido para ministro da Saúde, mas voltou a ter pouco tempo para trabalhar já que o governo se demitiu em abril de 2002. Na altura em que foi para o Governo, Correia de Campos abandonou o cargo de Presidente do Instituto Nacional de Administração que já ocupava desde janeiro de 1997. Em 2000 e 2001, foi também presidente do Conselho Científico do Instituto Europeu de Administração Publica, em Maastricht, na Holanda.
Correia de Campos foi nomeado, em junho de 2002, presidente do Conselho Científico da Escola Nacional de Saúde Publica, da Universidade Nova de Lisboa, onde já era professor catedrático.
Aos 62 anos, foi escolhido por José Sócrates para integrar o governo, tendo ficado à frente do Ministério da Saúde de março de 2005 a janeiro de 2008, altura em que foi substituído por Ana Jorge.
Especialista em saúde, nomeadamente na ligação desta área com a economia, segurança social e administração pública, Correia de Campos é autor de dezenas de artigos publicados na imprensa nacional e estrangeira.
Como referenciar: António Correia de Campos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-14 23:55:33]. Disponível na Internet: