António José Seguro

Político e governante português, António José Martins Seguro nasceu a 11 de março de 1962.
António José Seguro licenciou-se em Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa, e frequentou o curso de Organização e Gestão de Empresas do ISCTE até ao 3.º ano.
Envolveu-se desde jovem em atividades políticas, sempre ligado ao Partido Socialista. Assim, foi sucessivamente secretário-geral da Juventude Socialista, presidente do Conselho Nacional de Juventude e presidente do Fórum de Juventude das Comunidades Europeias. Em 1991, foi pela primeira vez eleito deputado para a Assembleia da República, o mesmo sucedendo oito anos depois. Em 1995, o Partido Socialista venceu as eleições legislativas, cabendo ao líder António Guterres formar governo. António José Seguro numa primeira fase foi secretário de Estado da Juventude e, posteriormente, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro. Após uma remodelação governamental foi promovido a ministro-adjunto do primeiro-ministro.
O político desempenhou ainda as funções de coordenador da Comissão Permanente do PS e de presidente da Assembleia Municipal de Penamacor.
Em 1999, o PS de António Guterres voltou a vencer as eleições legislativas e formou o XIV Governo Constitucional, mas António José Seguro passou para outras funções. O antigo governante foi como deputado para o Parlamento Europeu, entre julho de 1999 e julho de 2001. Nestes dois anos, ao serviço no parlamento, foi membro efetivo da Comissão de Assuntos Constitucionais (nestas funções foi coautor do Relatório sobre o Tratado de Nice e o Futuro da União Europeia) e suplente da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais. Foi também presidente da Delegação das Relações com a América Central e México, vice-presidente do Grupo Socialista Europeu no parlamento e presidente da Delegação Socialista Portuguesa.
Após deixar o Parlamento Europeu regressou à Assembleia da República e foi reeleito deputado, nas eleições legislativas de 2002, sendo também membro do Secretariado Nacional do Partido Socialista. Após a realização das eleições autárquicas de dezembro de 2002, acumulou estes cargos com o de membro da Assembleia Municipal de Gouveia.
Como referenciar: António José Seguro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-09 22:26:18]. Disponível na Internet: