António Martins da Cruz

Político e diplomata português, António Manuel de Mendonça Martins da Cruz nasceu a 28 de dezembro de 1946, em Lisboa. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, fez ainda estudos de pós-graduação na Universidade de Genebra, na Suíça.

Aos 26 anos iniciou a sua carreira diplomática, tendo começado por trabalhar no Departamento de Organismos Económicos Internacionais. Dois anos depois, foi destacado para Moçambique, ainda antes da independência desta antiga colónia portuguesa, para organizar a instalação da Embaixada e dos Consulados Gerais de Portugal. Acabou por permanecer em Moçambique depois da independência do país mas, entre 1976 e 1979, esteve destacado na Embaixada Portuguesa no Cairo, no Egito. Findo este período de três anos, passou a ser o representante de Portugal junto das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, função que desempenhou durante cinco anos.
Em 1984, António Martins da Cruz regressou a Portugal para ser diretor do Departamento de Integração Europeia do Ministério dos Negócios Estrangeiros. No ano seguinte, tornou-se assessor diplomático do então primeiro-ministro Cavaco Silva.

Ocupou o cargo até 1995, tendo tido oportunidade de conhecer personalidades da política internacional como Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos da América, Mikhail Gorbachev, presidente da União Soviética, Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido, e Deng Xiaoping, líder chinês.

Martins da Cruz foi também embaixador de Portugal junto da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da UEO (União Europeia Ocidental), em Bruxelas, na Bélgica. Em 1999, o seu último ano neste posto, foi simultaneamente decano do Conselho do Atlântico Norte.

Ainda em maio desse ano, tomou posse como embaixador em Espanha, cargo que viria a acumular com o de embaixador não residente em Andorra. Manteve-se em funções até 2002, quando foi convidado a integrar o XV Governo Constitucional, liderado pelo social-democrata Durão Barroso. De abril desse ano a outubro do ano seguinte, esteve à frente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas.
Como referenciar: António Martins da Cruz in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-14 00:51:48]. Disponível na Internet: