antúrio

Designação de plantas herbáceas da família das Aráceas e do género Anthurium. Pertencem a este género numerosas espécies vivazes, subacaules e muito raramente trepadoras.
As espécies do género Anthurium são plantas vivazes, com todas as folhas basais e flores pequenas dispostas numa espiga compacta, denominada espadice e com uma bráctea grande na base, a espata. O antúrio, Anthurium scherzerianum, vulgarmente conhecido por planta-flamingo, apresenta folhas ovado-lanceoladas, acuminadas, com espata também com variações de cor entre o branco e o vermelho-escuro. Apresenta forma ovado-cordiforme e espadice (espiga de flores) encaracolado depois da polinização.
Os antúrios são plantas originárias da América tropical. Todas as espécies possuem flores hermafroditas com perianto, reunidas num espadice provido na base de uma espata, geralmente corada. A espata abre completamente no fim de período de desenvolvimento das peças florais em que a flor fica apta para a fecundação.
São plantas ornamentais. No Brasil são espontâneas várias espécies, sendo algumas delas com valor ornamental.
Como referenciar: antúrio in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-26 13:17:20]. Disponível na Internet: