Apídeos

Família de animais da classe dos insetos, da ordem dos himenópteros, constituída pelas abelhas (que são as espécies mais evoluídas desta família), vespas, formigas, etc.
Caracteriza os apídeos uma língua comprida e cilíndrica e um voo barulhento e rápido. Distinguem-se os Apídeos inferiores pelo facto de viverem isolados e não utilizarem cera para construir os seus ninhos. Entre eles, os seres do género Xilocopa são insetos relativamente grandes de cor violácia, que perfuram galerias compridas na madeira seca onde colocam aproximadamente quinze células em que armazenam pólen e criam uma larva.
Os Apídeos superiores são seres sociais e produtores de cera. Vivem em comunidades, muitas vezes perenes que incluem rainha, que é responsável pela manutenção do número de indivíduos da colónia, os machos ou zângãos, cuja função é a fecundação da rainha, e as obreiras que têm funções de guarda, limpeza e alimentação das larvas. O corpo das abelhas é densamente revestido por pelos que possuem barbas eretas laterais onde se prendem facilmente os grãos de pólen. Nas patas anteriores, a tíbia apresenta uma escova ocular de pelos rígidos que serve para limpar os olhos compactos. Uma abelha rainha pode pôr cerca de um milhão de ovos.
Como referenciar: Apídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-23 13:04:49]. Disponível na Internet: