arcanjo

Os arcanjos são o grupo de anjos que se encontram no topo da hierarquia angélica e pertencem ao coro número oito dos nove que os espíritos celestes constituem. Como o nome indica (do grego archi, "o que se situa mais alto" ou "o que é mais importante" de entre os anjos), eram entre os do seu género os que mais perto se encontravam de Deus e na escala dos anjos.
Os mais conhecidos e venerados (além de únicos reconhecidos canonicamente nos concílios de Laodiceia, por volta de 360, Roma, 745 e Aix-la-Chapelle – ou Aachen –, 789) são São Miguel, São Gabriel e São Rafael, sendo mencionados na Bíblia ainda Uriel, Ieadiel, Sealtiel e Baracael. Por vezes aparecem dois outros, Pantassaron e Raguel, em substituição de Sealtiel e de Ieadiel.
Os três arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael aparecem frequentemente na Bíblia como os anjos da guarda atribuídos por Deus aos justos que necessitavam de auxílio. Tal é o caso de Tobias, que teve a companhia de São Rafael na viagem que empreendeu, assim como de Daniel, quando foi lançado na cova dos leões.
Como referenciar: arcanjo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 13:56:01]. Disponível na Internet: